top of page

Como os 9 perfis do Eneagrama nos ajudam a entender nossa visão única do mundo com seus filtros

Você já conversou com alguém sobre um evento ou uma experiência que vocês viveram juntos e percebeu que as lembranças e perspectivas que cada um tem sobre aquela ocasião são tão diferentes que parece que vocês dois não testemunharam o mesmo evento ou não compartilhar a mesma experiência?


Perceber coisas diferentes, bem como atribuir significados e interpretações diferentes a essas coisas, são efeitos comuns que acontecem porque nossa percepção e nosso foco de atenção não são objetivos, mas sim baseados em nossa personalidade e no estado de espírito únicos no momento de um evento. Esse efeito é chamado de 'visão de mundo' ou 'paradigmas', os quais são influenciados principalmente pelo nosso perfil - descrito pelo Eneagrama.


O filósofo Marco Aurélio nos lembra que nossa percepção não é a verdade objetiva e única, mas sim uma fatia de toda a verdade, temperada por nossas próprias necessidades, preocupações, motivações, medos e crenças. Por que isso acontece? Porque, para funcionar, os seres humanos têm uma necessidade evolutiva de filtrar a sobrecarga e a complexidade da informação e, então, priorizar certos sinais do ambiente. Como nossos cérebros são limitados em seus esforços para filtrar todos os estímulos externos e internos, nossos paradigmas, então, encarregam-se de conduzir o processo de filtragem por meio de nosso modo único de ser.


Como os 9 perfis do Eneagrama nos ajudam a entender nossas visões únicas de mundo

Os diferentes perfis do Eneagrama surgem de visões de mundo ou paradigmas fundamentalmente diferentes que moldam e direcionam as principais motivações do indivíduo, os diálogos internos e o foco de atenção. O teórico de Eneagrama, Jerome Wagner, fala sobre os 9 tipos como sendo “9 Lentes no Mundo”. Esta é uma descrição adequada de como nosso perfil do Eneagrama filtra e age como um conjunto de lentes que afetam o que vemos, que significado damos a essas observações e como reagimos.


Cada Tipo do Eneagrama pode ser entendido como um conjunto particular de características e comportamentos. Vemos o mundo como um reflexo de nós mesmos, moldando um padrão distinto de atenção que pode criar uma visão aguçada em algumas áreas, mas também enormes pontos cegos em outras áreas. Por exemplo, imagine uma situação estressante, como o colapso de um prédio, com uma equipe de 9 pessoas, cada uma delas sendo um dos diferentes Tipos do Eneagrama, como os primeiros socorristas a chegar ao local. A cena do acidente é caótica, cheia de barulho, imagens, pessoas se movimentando, fumaça e danos – uma sobrecarga de informações e estímulos que exige que o cérebro filtre e classifique. Nesse processo de classificação e fazer um balanço da cena para decidir o que deve ser priorizado primeiro, cada Tipo de Eneagrama provavelmente perceberá um conjunto diferente de fatos, elementos e possibilidades, com base em suas próprias lentes:

  • Um Ennea 1 pode perceber o que está quebrado ou fora do lugar. Eles podem se focar em descobrir quem é o responsável pelo acidente.

  • Um Ennea 2 pode perceber as pessoas na situação, suas expressões e quem precisa de ajuda. Eles podem até ignorar suas próprias necessidades de segurança.

  • Um Ennea 3 pode começar imediatamente a priorizar o que abordar primeiro, adotando uma atuação pragmática.

  • Um Ennea 4 pode ser inicialmente tomado por seus sentimentos e refletir sobre o significado mais profundo do evento, vendo paralelos e arquétipos.

  • Um Ennea 5, provavelmente, pode sentir a necessidade de fazer uma pausa, dar um passo para trás e avaliar antes de agir.

  • Um Ennea 6 pode ser o primeiro a notar quaisquer estruturas instáveis que ainda possam cair, pois estão procurando por perigo.

  • Um Ennea 7 pode entender a cena completamente e começar a solucionar problemas rapidamente, entrando em ação antes que os outros saibam o que estão pensando.

  • Um Ennea 8 pode ver o que precisa ser feito e tomar a iniciativa. Eles também podem ter um papel ativo na coordenação e direção de outras pessoas.

  • Um Ennea 9 pode perceber os diferentes grupos envolvidos na resposta e se mover para ajudá-los a coordenar uns com os outros.

Nenhum desses Tipos de Eneagrama estaria incorreto em como eles veem a situação e reagem a ela – todas essas são observações reais e válidas, e todos os 9 podem fazer contribuições apropriadas. No entanto, se esse grupo de 9 pessoas diferentes parasse e tentasse chegar a um consenso sobre o que está acontecendo e quais seriam as prioridades ou o curso de ação correto antes de agir, eles achariam muito difícil chegar a um acordo.


Cada um dos 9 Tipos de Eneagrama representa um ponto de vista que filtra os estímulos de seu ambiente. Como vimos, essa filtragem tende a levar a um certo padrão de pensar, sentir e agir em resposta ao mundo – afinal, se tudo o que você vê é perigo, a ansiedade é a única resposta razoável, e se tudo o que você vê é poder, lutar pelo controle faz todo sentido e assim por diante.


Como nossas lentes são ligadas aos nossos pontos cegos (as áreas que nosso Ennea tipo particular filtra ou exclui de nossa consciência), é importante entender conscientemente quais “lentes” estamos usando e principalmente aprender maneiras de trocá-los por outras perspectivas. O Eneagrama oferece a você uma jornada de integração e ampliação de perspectivas, onde você consegue identificar as visões de mundo e filtros (dos quais você pode não estar ciente) que devem estar limitando sua atenção, escolhas e tomadas de decisão.


Eu convido você a identificar seu perfil do Eneagrama em uma jornada de autodescoberta e crescimento, explorando suas lentes únicas e aprendendo estratégias para acessar diferentes perspectivas quando necessário, criando mais equilíbrio e consciência em sua vida. Veja como esse processo funciona aqui. Ou entre em contato pelo email contact@attainx.net para discutir a melhor solução para suas necessidades!


Aproveite também para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este artigo em suas redes sociais para repassar o conhecimento!


0 comentário

Comments


bottom of page