top of page

O que "é e o que não é" coaching?

O coaching com o uso de ferramentas de autoavaliação é um processo de aceleração de autodescoberta e alcance de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para atingir objetivos planejados. Esse processo tem como foco principal provocar mudanças relevantes na vida do cliente, demandando tomada de ações e empenho para que o cliente saia do estado atual e avance em direção ao estado desejado. O coaching relaciona-se principalmente com as realizações no presente e no futuro.


O profissional responsável por conduzir esse processo é denominado coach. Um coach apoia e auxilia seu cliente provendo técnicas de desenvolvimento pessoal e um espaço seguro para discussão e compreensão de informações relevantes que trazem uma visão mais clara de suas qualidades, pontos de melhoria, comportamentos automáticos e crenças limitantes.


Umas das características mais benéficas do coaching é que o coach não provê soluções prontas para seu cliente, já que cada pessoa é única. O coach auxilia seu cliente para encontrar essas respostas e soluções dentro de si para, a partir disso, trilhar o seu caminho de autodesenvolvimento e alcance de seus objetivos.


O que "não é" coaching?

Veja a definição de alguns dos processos que as pessoas, geralmente, confundem com coaching:

  • Coaching não é MENTORING (ou mentoria) Mentoria pessoal - aplicada quando uma pessoa sênior, considerada mais experiente e possuidora de mais sabedoria, dá conselhos e atua como modelo e inspiração. Mentoria profissional - quando um profissional mais experiente guia o mentoreado com vista a adquirir novos conhecimentos, experiência ou competências.

  • Coaching não é COUNSELING (ou aconselhamento) O counseling é uma metodologia voltada para aqueles que buscam orientação e conselhos que ajudem na tomada de decisões importantes, sejam pessoais ou profissionais. O conselheiro apresenta a sua visão e compartilha seu conhecimento.

  • Coaching não é TERAPIA A terapia lida com a saúde mental do cliente, sendo um dos tratamentos indicados para casos de traumas, depressão, transtornos emocionais e mentais, entre outros, muitas vezes tendo uma forte abordagem em experiências negativas do passado.

  • Coaching não é TREINAMENTO O treinamento é o processo de adquirir habilidades ou conhecimentos por meio de estudo, experiência ou ensino. O treinador é o especialista e o treinamento provavelmente terá foco em habilidades específicas para resultados imediatos. Além disso, o treinamento geralmente é aplicado em grupo enquanto o coaching é um processo individual.

  • Coaching não é CONSULTORIA O consultor fornece conhecimento especializado e soluciona problemas de um negócio ou auxilia no desenvolvimento de uma empresa, lidando com a organização como um todo ou com partes dela, e não com os indivíduos que a compõem. Os consultores só afetam os indivíduos de maneira indireta.


Alguns dos benefícios do coaching

  • Autoconhecimento e descoberta do próprio potencial

  • Clareza de causas e efeitos das próprias ações

  • Ressignificação de crenças limitantes que foram construídas ao longo da vida

  • Possibilidade de alinhar os valores com o propósito de vida

  • Redução de pensamentos negativos e de estresse

  • Desenvolvimento de flexibilidade para lidar com mudanças

  • Desenvolvimento da inteligência emocional e novas habilidades comportamentais

  • Relacionamentos pessoais mais positivos

  • Alcance de metas e desenvolvimento de novas habilidades

  • Mais segurança para tomar decisões

  • Ter um espaço seguro para discutir questões relevantes


Como o coaching funciona e para quem é indicado

O coaching é um processo que combina um conjunto de conhecimentos, ferramentas e técnicas com o objetivo de promover mudanças relevantes na vida de uma pessoa. É indicado para qualquer pessoa que queira aprofundar seu autoconhecimento e autodesenvolvimento, seja no âmbito pessoal ou profissional.



Agora que você já sabe o que é e o que não é coaching, pode recorrer a esta metodologia ciente dos benefícios que ela pode lhe oferecer. Saiba mais sobre o coaching acelerado com Eneagrama e DISC - duas das melhores ferramentas de autoavaliação para crescimento pessoal. Entre em contato pelo email contact@attainx.net para saber qual a solução que melhor se adapta às suas necessidades.


Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar esse artigo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!



0 comentário

Comments


bottom of page